01/02/2010

Os estagios do corpo - O que eh sentir

Estavamos conversando sobre as situacoes que colocamos nosso corpo a prova durante estes mais de 20 dias de viagem.
Ao fim desta maratona, vamos ter percorrido em um movimento circular uma grande parte da America Latina e podemos falar de boca cheia que conhecemos um pouquinho de onde estamos e vivemos. Conhecer, definitivamente nao é apenas ler sobre algo, é muito mais do que isso.
Ao chegarmos no pantanal, ainda no lado do Brasil, sentimos o forte calor e umidade estranha daquela parte do Brasil, sentimos as picadas de vários mosquitos e vimos cobras e jacarés. Para finalizar sentimos a chuva no lombo ao pegar o trem da morte e iniciamos nossa viagem assim todo molhados.
Na bolívia, sentimos o cheiro da pimenta, da comida feita na beira da estrada ou dos trilhos, nos sujamos com a terra daquele país e sentimos a poluicao de Santa Cruz. Mais calor.
Sentimos os sacanoes seguidos das estradas de chao, sentimos a derrapagem seguida nas curvas dos perais nas estradas bolivianas que ja ficaram para traz. Mais poeira, derrepente, como em um passe de magica, os sintomas da altitude de 2000 metros e um clima seco como nunca sentido, aquele de rachar o nariz, sangrar a boca e um frio noturno, seguido de 4000 metros de altitude.
Depois da poeira, sugamos sal e mascamos coca no salar para suportar. Junte isso a dor de cabeca e a comida de fonte duvidosa. Fazer um coco durinho eh privilegio.
Tufo de sal no nariz e vamos a 5 mil metros, agora frio e neve. Depois muito mais chuva, quentes no onibus e um segundo depois, molhados na chuva e com os pès congelados e ensopados. Mais má comida e nenhum descanco, assim estao sendo nossos dias, neste momento clima bom, seco e descancado, que maravilha.... haaa faltou falar do mar e da areia, calor, coisa boa.
Mas .... Amanha tem 4000 metros e frio de -12 graus e corpo, nao me deixa na mao agora que o pessoal la de casa esta me esperando e falta bem pouquinho pra chegar em Porto Alegre e sua temperatura que varia entre -5 e +40, hihihi acho que por isso que estou aguentando, acho que esta no sangue do porto alegrense, ou esteiense, ou viamanense. ;-)

Um comentário:

Unknown disse...

Viajei 3 semanas pela Bolívia e pelo Peru e quase todo o tempo sósentí frio...Também, carioca nunca acha que vai fazer frio e só leva aqueles modelitos básicos de verão de 40 graus pra cima...ontem fez 43o. em Bonsucesso(subúrbio do Rio!)...Daí, mais uma vez tive que sair comprando roupas de frio, em La Paz,p.ex.... Cheguei lá de saia jeans e todos olhavam pra mim!!! A princípio pensei que fossem os homens admirando minhas belas pernas de atleta/nadadora/esgrimista...Porra nenhuma! Comecei a perceber que mulheres, crianças, todos olhavam, como se estivessem vendo um ET...entrei numa loja de roupas usadas(!!!), comprei uma calça e a vendedora me comentou que em La Paz ninguém usa saia nunca!!! Só as chollas!!!Cultura é cultura y hay que conocerlas y no querer entenderlas!!!Segue o enterro e não pergunta quem morreu...Cambalache...Dale que va...