De que serve a bondade
Quando os bondosos são logo abatidos, ou são abatidos
Aqueles para quem foram bondosos?
De que serve a liberdade
Quando os livres têm que viver entre os não-livres?
De que serve a razão
Quando só a sem-razão arranja a comida de que cada um precisa?
Em vez de serdes só bondosos, esforçai-vos
Por criar uma situação que torne possível a bondade, e melhor;
A faça supérflua!
Em vez de serdes só livres, esforçai-vos
Por criar uma situação que a todos liberte
E também o amor da liberdade
Faça supérfluo!
Em vez de serdes só razoáveis, esforçai-vos
Por criar uma situação que faça da sem-razão dos indivíduos
Um mau negócio!
23/06/2010
É nóis naa foto
Fui matéria de jornal. Uma coisa a menos da minha lista de coisas legais a fazer antes de me tornar massa.
Jornal Vale dos Sinos, de São Léo. Foi legal, o jornalista que nos entrevistou estava no Peru na mesma época que nós, e disse ter sido ele a dar o primeiro furo (ui!) a respeito das chuvaradas que interditaram Machu Picchu por cerca de 3 meses.
As pessoas não deram muita bola por isso... em principio fiquei um pouco chateado, mas depois percebi que não importa os outros e sim eu. Gostei de sair no jornal, independente se alguem viu ou não. Gosto de escrever no blog, independente se as pessoas leem ou não. Acho que vou começar a escrever mais seguido, fazer do blog meio que um diário virtual, só que sem cadeado. Se alguém ler e se identificar, que bom, se não não faz mal....
14/06/2010
A insistência do Quere Letche Condensado
O carro chefe do blog, e da viagem que motivou o mesmo foi, e tem sido a dança do Letche Condensado. A música surgiu nas primeiras horas da viagem, e a coreografia (se é que se pode chamar assim) veio na tentativa de se desafiar a altitude em Potosí. O fato é que começamos a filmar e não paramos mais! Em vários pontos de várias cidades de vários países o Quere Letche se fez presente.
Além da edição "oficial" existem alguns Quere Letche que ficaram de fora, que pretendo botar no youtube logo. Mas o motivo desse post é tentar levar o Letche Condensado para rede nacional!!
Como? Existe um programa chamado FIZTV, na MTV, que transmite videos upados no site. Os mais votados vão ao ar. O Letche Condensado já está lá, então é só clicar em assistir, e depois clicar em SIM!
Clique aqui para ver Quere Letche na MTV
de lambuja, um momento musical no topo do Chacaltaya
Além da edição "oficial" existem alguns Quere Letche que ficaram de fora, que pretendo botar no youtube logo. Mas o motivo desse post é tentar levar o Letche Condensado para rede nacional!!
Como? Existe um programa chamado FIZTV, na MTV, que transmite videos upados no site. Os mais votados vão ao ar. O Letche Condensado já está lá, então é só clicar em assistir, e depois clicar em SIM!
Clique aqui para ver Quere Letche na MTV
de lambuja, um momento musical no topo do Chacaltaya
02/06/2010
Troca de papéis - A vez de Davi

Aos poucos vou notando que não tenho uma grande capacidade, como pensei que tinha, de escrever sobre o diferente, abrir os olhos de muitas pessoas, tentar mostrar algo que esteja obscuro, tapado, fechado, escondido.
Notei porém que na maioria das vezes isso não é preciso e que para pensarmos sobre algo, a maioria das questões que precisamos discutir, estão ali, em nossa cara, porém somos tão preconceituosos que não percebemos. Ou melhor, somos levados a sermos preconceituosos sobre vários assuntos.
Querendo ou não, acabamos vendo as coisas no mundo como bem ou mal, completamente bom e completamente ruim. O índio é bom ou é ruim, o MST é ruim ou bom, e isto afeta também o problema na Palestina e da Faixa de Gaza, afeta Israel e a carnificina que ocorre lá. O ataque de Israel a frota de pessoas que queriam ajudar os palestinos com fome da faixa de gaza é um exemplo. Nesta situação que ocorreu, é fácil se posicionar, Israel ficou praticamente isolada.
Simples assim: Israel faz um bloqueio a uma pequena região e não deixa entrar comida e nem bebida, as pessoas lá vão morrendo, algumas ONGs sensibilizadas tentam furar este bloqueio, porém mesmo antes de chegar na zona, o governo de Israel ataca e mata os ativistas. É isto que aconteceu, hoje Israel é um grande poder militar, inclusive nuclear que viola diariamente básicos direitos humanos. E sobre qual justificativa?
Os Judeus foram um dos grupos mais prejudicados durante a Segunda Guerra Mundial, por Hitler e todo o restante da Alemanha. Muitos foram mortos, outros fugiram e eles sofreram barbaridades indescritíveis. e sobre qual justificativa?
Hitler alegava que os judeus dominavam e sugavam a economia alemã daquele período. É valida? claro que não.
Uma questão não absolve a outra e assim como os Alemães não deveriam exterminar os Judeus porque de alguma maneira segundo eles, estavam destruindo ou sugando a sua economia, algumas gerações depois disso, os judeus situados em Israel mas com grande apoio dos judeus pelo mundo, dizimam o povo Palestino e os colocam em situações muito parecidas com os Guetos de Hitler.
O uso de justificatívas deste tipo são muito perigosas e são muito divulgadas como corretas. "Para a nossa soberania," garantem eles. A poucos dias participei de um curso sobre o ensino do Holocausto, entre as palestrantes, uma fazia um trabalho interessantissímo sobre o uso de charges contra os Judeus, charges que indicariam uma semelhança entre a estrela de Davi e o símbulo nazista, a comparação entre os campos de concentração e o que ocorre hoje na Palestina. Porém acho este um debate muito importante e apoio as comparações. Vejo Israel como um pouco palestina no passado e um pouco alemanha nazista na atualidade. Matar com armas de fogo que te ataca com pedras e fundas.
As vezes para clarear um pouco as nebulosas relações dos países que estamos observando e o tratamento que é dispensado a cada um, é importante trocar os papéis. Imagine o contrário, que a Palestina matou dezenas de pessoas de um comboio humanitário que estava indo ajudar os Judeus de Israel. A reação internacional seria outra e possivelmente ja teriam exterminado os palestinos do mapa. Exterminar do mapa, com certeza não é apenas um desejo do Hamas sobre Israel, é um desejo mutuo.
A paz tão almejada fica cada vez mais distante e parece cada vez mais impossível, improvável, ainda mais se a Palestina de amanhã virar Israel de hoje. Para compreender melhor as vezes é bom inverter os papéis.
João B. Correa
t+
Assinar:
Postagens (Atom)