13/07/2010

Cotidiano I



Hoje fui comprar leite, e não tinha a marca que gosto... Ao procurar um leite intermediário - não muito caro e também não muito bagaceiro - vi uma marca chamada Terra Viva, que pra minha surpresa tinha o simbolo do MST e que tinha o mesmo preço do terrível leite Mu-mu.


Mas o que isso tem de tão especial? veja abaixo



Realmente não conhecia esta marca, talvez já tivesse visto, mas nunca Vi, sabe como é... O fato é que tive que comprar, e é um leite bem bom... tem gosto de leite mesmo...

Bom, este post não é só pra dizer o quanto eu gosto de leite (e eu gosto muito), mas pra mostrar um dos motívos que demonstram a necessidade gritante de se fazer a reforma agrária no Brasil.

Encontrei o site do leite Terra Viva, que é de uma cooperativa catarinense chamada Cooperoeste.

Em 1985 são assentadas 550 famílias que optam pela produção de leite, escoando a matéria-prima para uma grande empresa da região, a qual não citam o nome. Com o passar do tempo, os produtores perceberam a desvantagem - por motivos óbvios - que estavam levando, e montaram a Cooperoeste, em 1998. Hoje ela conta com 665 sócios e mais de 2.000 famílias de pequenos agricultores que também entregam leite e produzem cerca de 350 mil litros de leite por dia.

Este é um pequeno exemplo de famílias assentadas através das lutas do MST, que tem uma grande produtividade e, ao contrário do que o Mr. Serra burns e nossos amigos Globais dizem, contribuem economicamente com o país e não são somente pseudo-revolucionários esbanjando o dinheiro público.

No fim das contas, se olharmos com atenção, da pra ver direitinho o forte poder dos antigos senhores de terra, muitos deles vindos desde as capitanias hereditárias, no Brasil. Quero dizer, a reforma agrária não é "coisa de comunista", muito pelo contrário!! É uma questão de logica!! 

Redução de terras improdutivas => maior produção => fortalecimento tanto do mercado interno quanto do exportador => crescimento do PIB => lógica obviamente capitalista! 

Mas como uma grande parte dos nossos parlamentares são latifundiários, e a participação política continua muuuito limitada... por ora não podemos fazer nada. Contudo, pelo menos nos atentemos aos fatos antes de reproduzir o discurso dessa elite podre (acho que peguei pesado hehehe)


bejos

Um comentário:

Joao B. Correa disse...

Cara, realmente muito bom o teu post, prático e interessante de ler, um dos melhores com certeza.
Meu, sobre o leite, eu ja tinha visto, tinha me atentado a isso mas nunca fui atraz. Perfeitas as informações, uniu algo palpável com uma necessidade social e econômica que é a reforma agrária.
Nao quero puxar o saco mas ensina muito.