17/08/2010

Pinhal Grande - Missão Cumprida!!

Mais uma indiada bem sucedida!

Estivemos durante 2 dias percorrendo a região de Pinhal Grande. Localizada no coração do estado, a cidade é o lar da barragem de Itaúba, que é a maior geradora de energia no RS.

Percorremos cerca de 40km, ida e volta, contando com nossos pés, nossas mochilas e a extrema simpatia e boa vontade dos moradores da região.

Clique para ler o relato completo da viagem...


Saímos de Porto Alegre às 4:00 da manhã e chegamos em Pinhal Grande somente por volta do meio dia. Agora eu pergunto, como uma viagem de 250 km pode ter demorado cerca de 8 horas? Bom, durante as paragens em postos e tal, nos informaram um caminho aparentemente mais fácil para a cidade, mas havia caido uma barragem que nos impediu a passagem, entao tivemos que voltar e seguir o caminho inicialmente planejado.

O cara da lavagem cobrou R$5,00 a mais pelo excesso de sujeira

Chegamos na cidade de Pinhal Grande, e o carro foi deixado no posto da brigada militar. Agora um fato inusitado: O soldado B., que não só se responsabilizou pelo carro, nos deu uma carona na caminhoneta da brigada até um entroncamento que iria para as cachoeiras da Varzea e da Ferreira! O que foi uma mão na roda, já que estavamos com pouco tempo.

Após pouco mais de uma hora chegamos à cascata da Várzea. Uma senhora nos informou que esta não era tão bonita quanto a outra cascata, num primeiro momento não conseguimos entender o porque, já que a visão era esta:


Essa foi a parte fácil, depois foi hora de ir para a barragem de Itaúba, tinhamos pouco mais de 3 horas de sol, e o caminho era longo, e pior MUITO INGRIME!!! Lá pelas tantas, fiquei pra trás, pois tinha que ajeitar meus curativos pois os pés já me incomodavam. 

Nem tava cansado...

Eu, que já tinha perdido meu celular e minha manta da sorte, me perdi! Os guris viraram à esquerda na bifurcação e eu entrei à esquerda numa cerca... fiquei uns 10 minutos andando na direção contrária, mas quando cheguei num barranco me liguei do erro, voltei e me achei!

Enquanto isso os guris conheceram o seu Expedito, que nos ensinou um atalho e nos deu uma perna de lingüiça (ui) campeira!

Mais três  horas de caminhada, por serras e atravessando sangas do rio jacuí, chegamos à noite na barragem de Itaúba.



Montamos acampamento e assamos a linguiça do santo Expedito, agora era se recarregar para o próximo dia de pauleira. 20km nos aguardavam.

Continua...

Segunda parte: caroneiros, cansaço, a bailanta que não aconteceu e os pesquisadores da nasa...

Nenhum comentário: