07/09/2012

Santiago de Chile, prestes a explodir


Aproveitando uma viagem que estou fazendo pela América Latina, nao posso deixar de escrever sobre como encontro Santiago, a capital do Chile, nestes momentos, pré ´dia da pátria´.
Os estudantes estao nas ruas, se percebe nas faixas penduradas nas universidades e nas várias pequenas manifestacoes que cortam o centro da cidade, com muito barulho, seguido pelas fotos tiradas pelos turistas.
Tive a oportunidade de conversar com uma estudante universitária que esta tentando arrecadar dinheiro para financiar as manifestacoes estudantis. A principal critica, é a necessidade urgente de um ensino superior público. As coisas estouraram porque Piñeda cortou o crédito que era concedido pelo governo na época da ex presidente do partido comunista. Mas as coisas nao param por aí e o clima de tensao entre a política e os manifestantes é visível.
Em pouco tempo, presenciei um cachorro do exército, morder a perna de um manifestante que nao queria o mercurio adicionado a carne de vaca. Felizmente o manifestante era um malabaris que usava uma perna de Pau e nada ocorreu de mais grave.
Aquino Chile, o exército tem uma grande forca e controla muitas coisas na sociedade, des de guarda de parques, guarda de lojas até repressao pura e simples. As viaturas tem grades nos vidros e muitos guardas com caes estao espalhados pela cidade.
O Dia da independencia chilena esta quase chegando e acredito que ocorreram manifestacoes fortes em Santiago.

Nenhum comentário: